3 ESTRATÉGIAS DE MARKETING INDISPENSÁVEIS PARA PEQUENAS EMPRESAS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

A maioria das pequenas empresas estão em uma sinuca de bico. Elas possuem orçamento de marketing limitado, e é preciso maximizar esse orçamento, enquanto ainda competem com empresas maiores pela atenção de seu público-alvo.

Então, como você se mantém competitivo no mercado mesmo com um orçamento restrito? Infelizmente, não existe uma estratégia de marketing mágica e definitiva para pequenas empresas. No entanto, com conhecimento, é possível aplicar algumas estratégias de marketing que geram o melhor retorno do seu investimento. Essas estratégias permitem que você faça muito mais com um orçamento menor, independentemente de qual seja o mercado.

Vem com a gente e confira 3 das principais estratégias de marketing para pequenas empresas:

1- Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

A otimização para mecanismos de busca, ou SEO, é uma das estratégias de marketing mais importantes para pequenas empresas. SEO é o processo de otimizar a estrutura e o conteúdo do seu site tornando mais fácil para os mecanismos de pesquisa rastrear ou “ler” ele. Fazendo pequenas alterações em seu site e desenvolvendo conteúdo que se concentra em palavras-chave relevantes, você pode trabalhar para obter uma classificação mais elevada na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Quanto mais alta sua classificação no Google, mais oportunidades você terá de direcionar novo tráfego para seu site. SEO é especialmente importante para pequenas empresas porque os consumidores que procuram marcas locais geralmente usam seus dispositivos móveis para encontrar as que estão próximas. Ao otimizar seu site e conteúdo para SEO local, você pode aumentar suas chances de aparecer nesses resultados de pesquisa local para celular. Como uma observação adicional, também é importante que seu site seja responsivo a dispositivos móveis, o que significa que ele pode ser facilmente acessado e navegado em um celular ou tablet.

Então, como você melhora o SEO para sua pequena empresa? Você pode começar com uma auditoria do site. Independentemente de você optar por conduzir a auditoria sozinho ou contratar uma agência de SEO (como nós, hehe) experiente, uma auditoria de site é o primeiro passo para entender onde seu site está no que diz respeito à otimização de mecanismos de pesquisa. A auditoria vai avaliar o seu SEO na página e determinar os pontos fortes e fracos do seu site no que diz respeito a otimização de mecanismo de pesquisa. Isso inclui a estrutura do seu site e também o conteúdo. A otimização de mecanismos de pesquisa é importante, mas pode ser um pouco complicada, especialmente se você não tiver especialistas internos que conheçam os meandros da otimização de seu site para mecanismos de pesquisa como o Google. Felizmente, isso é algo que pode ser facilmente terceirizado para uma agência de marketing de SEO. Com os serviços de SEO disponíveis aqui na POWER UP, podemos ajudá-lo a melhorar suas classificações no mecanismo de pesquisa enquanto se concentra em aprimorar e buscar melhores oportunidades para o seu negócio

2- Marketing de mídia social

O primeiro passo no desenvolvimento de uma estratégia de marketing de mídia social para sua pequena empresa é escolher para quais canais dedicar seu tempo. Pois, não é apenas publicar e esquecer, é preciso ser ativo, responder aos comentários, curtir e comentar outras publicações, participar da comunidade, etc.

E isso não significa que você deva usar apenas um, pelo contrário, quanto mais plataformas você utilizar, mais oportunidades surgirão. Mas é preciso ao menos utilizar uma dessas plataformas para se tornar a “principal” onde sua empresa estará mais ativa.

Depois de decidir quais serão os principais canais de mídia social que você usará para se conectar com seus compradores ideais, é hora de pensar sobre quais tipos de conteúdo você postará e com que frequência planeja postar. Ter um calendário de conteúdo de mídia social além de ajudá-lo a controlar o que foi postado e onde, ajuda a criar uma expectativa nos seu seguidores sobre o seu conteúdo. É importante criar e compartilhar diferentes tipos de mídia em suas páginas, desde artigos relevantes de terceiros até imagens e vídeos de marca. Especialmente no inicio, para que você possa encontrar o melhor conteúdo que se encaixa e que trará retorno.

Não tem tempo ou recursos para gerenciar seu próprio marketing de mídia social? Nós podemos ajudar! Nossa equipe o ajudará a desenvolver uma estratégia de mídia social, desenvolver conteúdo atraente, gerenciar o envolvimento e qualquer outra coisa em que você precise de ajuda.

E claro, quando falamos das mídias sociais, não poderíamos deixar de lado as promoções pagas!

E isso não deve ser nenhuma surpresa, visto que os anúncios do Facebook/ Instagram são uma das maneiras mais eficazes e menos caras de anunciar seus produtos para quase qualquer nicho de público. Não importa em qual setor você está ou quem é seu público-alvo, há uma boa chance de você alcançar seus compradores-alvo no Facebook/Instagram. Recomendamos fazer os anúncios através do Facebook Business, a melhor ferramenta para gerenciar os anúncios. É possível utilizar até mesmo a mesma verba e configurações para ambas as plataformas, simultaneamente. Então #ficaadica não utilize o temível botão “promover” do Instagram, é uma ferramenta muito limitada e não é tão eficaz quanto utilizar o Facebook Business.

Uma das maiores vantagens dos anúncios do Facebook são os recursos sofisticados de segmentação. Embora outras plataformas possam fazer com que você adivinhe quem está realmente vendo seus anúncios, o Facebook ajuda a restringir seu público para que apenas consumidores relevantes possam ver o conteúdo anunciado. A plataforma permite que você segmente seu público com base em uma série de características diferentes, incluindo localização, idade, sexo, comportamento online, dentre diversos outros fatores. Configurar anúncios no Facebook é relativamente rápido e fácil, se já estiver familiarizado com o conceito, caso seja algo muito novo para você, recomendamos a Central de Ajuda da plataforma, onde há literalmente tudo o que você imaginar para iniciar. E caso ainda tenha dúvidas, vocês podem nos procurar a qualquer momento em nossas mídias sociais, que vamos respondê-los!

Se você deseja obter o máximo do seu orçamento de publicidade, você precisará monitorar o sucesso ao longo do tempo. Se você descobrir que um anúncio supera outro, dê uma olhada no anúncio bem-sucedido para ver quais fatores podem estar afetando o desempenho, como o gráfico ou o título. Em seguida, use o que você aprendeu ao criar anúncios futuros. Precisa de mais ajuda para começar a usar os anúncios? Confira os serviços de publicidade que oferecemos. Com um pouco de ajuda, você pode implementar rapidamente uma das estratégias de marketing mais lucrativas!

3- E-mail Marketing

Por último, mas não menos importante, pois isso aqui não é um ranking… Alguns “especialistas” vão dizer que e-mail marketing “morreu”… Mas, por favor, não dê ouvidor a certas asneiras. O marketing por email é uma das melhores estratégias de marketing, especialmente para pequenas empresas! A maioria dos consumidores não vai comprar de sua marca na primeira vez que visitar seu site. É por isso que é importante encontrar maneiras de manter contato com esses consumidores depois que eles saem. Depois de capturar as informações de contato dos visitantes, eles se tornam leads, e você pode nutrir esses leads. E o marketing por email é uma ótima estratégia para fomentar leads!

Antes de começar a projetar e implementar campanhas de e-mail marketing, você precisa encontrar uma maneira de capturar as informações de contato do seu público-alvo. Uma maneira de fazer isso é por meio de um “ímã de leads”, que é uma oferta atraente oferecida aos visitantes do site em troca de seus endereços de e-mail. Pode ser um ativo de conteúdo especial, como um e-book, convite para um webinar ou uma promoção especial.

Depois de ter uma lista de assinantes de email, você pode começar a projetar campanhas direcionadas que permitem construir autoridade e cultivar relacionamentos com leads e clientes. Para obter melhores resultados, segmente suas listas de e-mail para que você possa enviar conteúdo e ofertas mais direcionadas aos seus assinantes. Por exemplo, você pode criar uma lista para assinantes que estão na mesma etapa da jornada do comprador ou leads com características semelhantes. Em termos de conteúdo de e-mail marketing, existem muitos tipos de mensagens que você pode fornecer à sua lista de emails. Os consumidores geralmente preferem receber promoções e detalhes de vendas por e-mail. Você também pode usar o marketing por e-mail para fornecer conteúdo direcionado e valioso, como postagens em blogs, e-books, infográficos e qualquer outro tipo de conteúdo de marketing que você criou. Boletins informativos por e-mail também são uma ótima maneira de ficar por dentro das mentes de seus clientes enquanto os informa sobre suas últimas promoções. Se você não tem tempo ou recursos para projetar e enviar seu próprio boletim informativo mensal, pode estar interessado em um serviço de boletim informativo por e-mail, onde nossa equipe de profissionais de marketing experientes criará o conteúdo do boletim informativo por e-mail, projetará o e-mail e enviará enquanto gerencia seu lista de email marketing, ajustando sua estratégia para melhores resultados.

Com um pouco de ajuda e muito trabalho árduo, você estará no caminho certo para gerar leads mais qualificados e impulsionar seus resultados financeiros. Quer você seja novo no setor ou já tenha administrado uma empresa por anos, as estratégias acima são um ótimo lugar para começar.

Bem, essas foram as 3 estratégias que gostaríamos de falar no momento, existem literalmente infinitas formas de alcançar o seu público-alvo, só não caia no papo dos “hacks” que aparecem por aí… Não é desmerecendo, mas esses “hacks” são atalhos que não vão te ajudar a longo prazo, pois eles podem até funcionar naquele momento, mas, assim que mudar algo… Como por exemplo em algoritmos, já era! Esse grandioso “hack” não terá mais a mesma eficácia e você talvez não saberá identificar o por quê! Mas esse já assunto pra um outro post…

É o velho ditado popular que diz: “Não dê o peixe, ensinar a pescar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.