ALCANCE E IMPRESSÕES: QUAL A DIFERENÇA?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
O marketing de mídia social pode ser altamente eficaz e barato quando se trata de atingir seu público-alvo. Nunca foi tão fácil atingir um público com precisão sem fazer um rombo na carteira. No entanto, o fato é que o sucesso só vem para aqueles que analisam regularmente suas métricas, aprendem com seu próprio desempenho e com isso, obtém maior retorno sobre os investimentos a curto e longo prazo.
 
Dentre as métricas à serem monitoradas estão as de alcance e impressão. Você já deve ter se deparado com o alcance e impressão em suas publicações do Facebook e Instagram na sessão das métricas e se perguntou para que servem e porque são tão similares em certos momentos, pois é fácil confundi-las.
 
Mesmo que você reconheça a importância do engajamento na mídia social e como ele pode impactar o sucesso geral de sua campanha, ainda assim, precisa de uma estratégia para ter sucesso. Você só pode ter uma estratégia adequada quando medir adequadamente essas métricas importantes e ver o que pode fazer para melhorar seus esforços. É por isso que é crucial saber a diferença real entre elas.
Alcance vs. Impressões: Definindo Alcance
Alcance denota o número total de usuários que realmente viram seu conteúdo. Ao contrário da crença popular, seu conteúdo não atinge todos os seus seguidores/fãs de mídia social – mesmo se você for uma grande empresa como a Coca-cola ou a Apple com milhões de seguidores. Já que você gasta muito tempo construindo sua base de seguidores, é natural querer que todos eles vejam seu conteúdo. Mas a verdade é que apenas uma pequena porcentagem deles (cerca de 10% ou menos) acaba vendo cada vez que você posta. Isso se deve em parte ao algoritmo da plataforma e em parte ao seu tempo e frequência de postagem.
Por exemplo, embora a Apple tenha 12 milhões de fãs no Facebook, sua postagem não tem tanto engajamento quanto deveria. Apenas um pequeno número de fãs consegue realmente ver a postagem em seu feed de notícias. E um grupo ainda menor se envolve com o conteúdo em termos de curtidas e comentários.
 
Visto que “alcance” é a medida de quantas pessoas veem seu conteúdo, é uma métrica que não pode ser ignorada. Em vez de olhar para o número total de seguidores de sua página, concentre-se em quantas pessoas conseguiu alcançar.
Alcance vs Impressões: Definindo Impressões
Impressões referem-se à contagem de quantas vezes seu conteúdo foi exibido aos usuários. Essa métrica difere muito do alcance, que mede apenas o número de pessoas que visualizaram seu conteúdo. As impressões não são exclusivas para um usuário, o que significa que o mesmo conteúdo pode ser exibido para o mesmo usuário várias vezes. Além disso, as impressões são contadas mesmo para os usuários que não se envolveram com seu conteúdo. Então, se você “ver” uma postagem compartilhada por uma página que você segue (por exemplo: Red Bull) em seu feed de notícias do Facebook, que é então compartilhada novamente por dois de seus amigos, contaria como “um” quando você mede o alcance . Por outro lado, contaria como três impressões porque o conteúdo foi mostrado a você de três fontes diferentes: uma da página oficial que postou o conteúdo e duas de seus amigos que o compartilharam.
 
Vamos entender isso com um exemplo. Digamos que seu primo saia de férias em família e poste fotos em sua conta do Facebook, essas serão então exibidas em seu próprio feed de notícias e compartilhadas com seus amigos/seguidores, incluindo você. Quer você veja a postagem ou não, as “impressões” continuarão a ser contadas.
 
Mas quando você realmente “vê” isso, só então você será incluído na métrica “alcance”.
Para alguns, toda essa medição “Alcance vs. Impressões” pode parecer confusa e até mesmo difícil de entender. No entanto, se você fechar os olhos para essas métricas, ficará difícil rastrear o sucesso ou o fracasso de sua campanha de mídia social.
 
Mais uma vez, para deixar essas duas métricas claras, entenda que “alcance” é o número total de usuários que visualizaram seu conteúdo. E “impressões” é a quantidade de vezes que seu conteúdo é exibido para os usuários.
Se você deve se concentrar na métrica de alcance ou no número de impressões (ou ambos) depende completamente do que você está tentando alcançar com sua estratégia. Se você conhece seu objetivo e ele é claro, será mais fácil aproveitar essas duas métricas poderosas. Então, como podem ver são conceitos relativamente simples, mas ao mesmo tempo confusos para quem não está familiarizado com eles.
 
Então como usá-los na prática?
 
Para muitas marcas, especialmente as novas, o objetivo é alcançar um novo público e atrair mais clientes. Eles estão mais preocupados em expandir seus negócios de todas as maneiras possíveis. Em tal cenário, a métrica alcance é a medida mais apropriada para se observar. Isso ajudará você, como marca, a entender como seus esforços de marketing de mídia social estão ajudando você a se tornar uma empresa maior.
 
No entanto, se você está em um estágio em que seu objetivo é impressionar seus seguidores/clientes em potencial e conseguir negócios repetidos enquanto constrói uma marca, então faz sentido se concentrar em aumentar o número de impressões. Pessoas que estão familiarizadas com sua marca e seus produtos podem lhe oferecer mais negócios quando percebem consistência. Enquanto você se concentra em nutrir seu público atual, também poderá alcançar novos públicos por padrão.
Lembre-se de que, para fazer com que as pessoas ajam e se envolvam com seu conteúdo, você precisa criar um forte reconhecimento. Ao se concentrar em alcance e impressões quando necessário, você abre caminho para tornar seu público-alvo mais ciente de sua marca. Portanto, se você tem uma meta de aumentar os níveis de engajamento, tentar entender como trabalhar com as métricas de alcance e impressão pode ajudá-lo a chegar lá. #ficaadica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.